sexta-feira, 28 de maio de 2010

Para que serve um hipertexto?

A linguagem apresenta inúmeras faces que conduz todo o processo de comunicação entre as pessoas, como também mostra caminhos abertos e de proximidade diária para que essa comunicação seja mais dinâmica, rápida e prática.
Todo esse aparato que a linguagem tem nos remete a alguns questionamentos em relação ao uso da tecnologia como um instrumento, hoje fundamental de uso diário no processamento de desenvolvimento da pesquisa, ensino e outros.
De tal forma que, nesse contexto tecnológico está o hipertexto, função de minimizar tempo e espaço quando do uso de vários textos.
Para o ensino de Língua portuguesa, área da qual se utiliza muitos textos longos em sala de aula, sim, o hipertexto é uma ferramenta de trabalho que pode muito bem ser usados pelo professor, alunos numa determinada pesquisa pra visualizar melhor o conhecimento, a interpretação, comentários, etc.
Hoje é mais do que necessário interligar as informações. O hipertexto, surge. Seu uso está atrelado a forma como o professor conduz todo seu trabalho pedagógico, muito embora esta ferramenta facilitasse todo o direcionamento do ensino, isso se daria conforme o preparo tecnológico do aprendiz.
Dessa forma, se torna mais simples e atrativo o ensino voltado sempre com ferramentas tecnológicas que estão ao alcance, principalmente do aluno, pois isso contribui com o enriquecimento intelectual e ajuda conhecer melhor o mundo virtual.

Um comentário:

  1. Professora, seu texto está ótimo, de fato, a utilização das novas tecnologias está atrelada a metodologia do professor e o hipertexto é um facilitador.

    ResponderExcluir